Na minha cabeça toca uma canção..."Longe de casa, a mais de uma semana, a milhas e milhas distante do meu amor" E se faz quase um mês que peguei um avião, cruzei um atlântico e vim parar na maior aventura da minha vida. Viver algo novo, sozinho, em outro continente, longe de tudo que conheço, inserido em um novo mundo.
Nesse mês conheci muitos brasileiros e alguns estrangeiros, é legal começar a conviver com tanta gente diferente e com tantas ideias e visões de mundo diferentes, conhecer brasileiros é legal. Moro em uma república, ou assim posso dizer, que bem é um prédio de 3 andares, no me andar moram 9 pessoas, 7 brasileiros, 1 inglês super gente boa que vive aqui em Portugal já faz mais de 2 anos, e que cozinha muito bem e uma italiana que estuda medicina, bem legal ela também. Tenho vivido bem, passar por algumas coisas ruins e boas, mas a experiencia tem sido muito boa.
A Universidade é muito boa, minha faculdade está em 2 prédios no Polo I, um no outro lado do "morro" que fica o polo e outro próximo as Escadas Monumentais(Que por sinal super monumentais, são muitos degraus) faço 5 matérias de vários períodos do curso de Ciência da Educação, até agora tranquilo, nada de muito diferente que se tenha no Brasil, em questão de professores até lembra a Universidade brasileira, em vários aspectos, confesso que no inicio tinha medo de não entender direito o que o professor ia falar ou que as aulas se aprofundariam de um modo que não acontece no Brasil, mas na verdade não se difere muito o nivel dos assuntos. 2 pontos eu ainda estranho aqui na faculdade, primeiro que não há chamadas ou frequências, existem aulas obrigatórias mas ainda não foi feita nenhuma chamada, e aqui o professor não tem a liberdade de fazer a avaliação em seu modo, existem 2 tipos de avaliação que se pode fazer aqui, uma é a final, é uma prova única que tem o conteúdo do semestre inteiro, que vale 20(aqui as notas vão de 0 a 20) ou a avaliação periódica, que consiste em 2 testes e um trabalho feitos durante o semestre.
Meu maior problema até agora na universidade é que os portugueses em geral são muito fechados, é raro algum vir conversar com você, o que torna trabalhos em grupos algo meio chato, quando não se tem brasileiros ou outros estrangeiros juntos você fica sozinho, com sorte em uma matéria fui "adotado" por um grupo para se fazer o trabalho.
No resto me viro, as vezes lavo roupa, mas descobri uma lavanderia que lava e passa por 1,70 Euros o quilo, que vale a pena quando se trata de moletons e calça jeans que nunca secam. Estou aprimorando meus dotes culinários e indo além do macarrão com molho(sem carne as vezes por que carne de vaca é muito caro) as vezes também como no restaurante da universidade, que é 2,40 Euros, mas vale mais comer em casa. Ainda não sai de Coimbra para passear, acabei perdendo uma viagem legal para economizar dinheiro e me arrependi depois.
Está frio e chuvoso em Portugal, e de acordo com os nativos, está chuvoso até demais, ter 2 dias inteiros de sol aqui está dificl, mas também não é nada que não estivesse acostumado, de fato também considero que esquentou nesses dias, hoje por exemplo estou apenas com um moletom e uma camisa, quando cheguei aqui com certeza estaria com mais roupa
No mais tudo bem, me virando na vida como posso, e agradecendo todo dia a Deus por estar aqui, e sempre orando para que continue a estar aqui por Ele
Nenhum comentário:
Postar um comentário